Image Map

Link List

Suzanne e Francis falam sobre Katniss, Finnick, Johanna e mais.



Com o lançamento de Jogos Vorazes: Em Chamas nos cinemas na sexta-feira, 22 de novembro, o crítico literário da TIME, Lev Grossman, sentou recentemente para ter uma longa conversa com a criadora-escritora de Jogos Vorazes, Suzanne Collins e o diretor, Francis Lawrence. A entrevista foi dividida em cinco partes, o lançamento da segunda parte será na sexta-feira. Esta primeira parte começa com Collins e Lawrence descrevendo o estado mental de nossa heroína favorita...
Vamos comparar Katniss no início de Jogos Vorazes e Katniss no início desse filme. Quão diferente ela está agora?
FL:
Bem, Katniss esta diferente porque ela esteve no meio dos jogos. Acho que essa foi uma das coisas que despertou meu interesse por esse material e pelo livro, é porque temos que observar o tipo de efeito que os jogos tem sobre as pessoas, os efeitos que a violência tem sobre as pessoas.

Como essa mudança será mostrada?
FL: Mesmo que ela esteja no lugar que ela mais ama, a floresta, eu acho que há um olhar para ela, eu diria que é o 'olhar de mil jardas'. Ela ainda esta perturbada com as coisas, e não consegue lembrar de certas imagens de sua cabeça. Ela tem rápidos flashbacks dos jogos, poucos minutos na abertura.
SC: Ela tem vários sintomas da clássica desordem de estresse pós-traumático agudo. Ela tem pesadelos. Tem flashbacks. E, no início, você pode ver que ela tenta se distanciar. Ela tenta se distanciar completamente de Peeta, sabe? Ela esta fazendo de tudo para ficar longe dele. Por quê? Porque tudo esta associado a ele, exceto algumas memórias da infância, tudo esta relacionado aos Jogos. Em um momento, ela entra conflito com seu relacionamento com Prim, porque ela não conseguiu salvar Rue. Então, ela tem que lidar com tudo isso, e seu método de lidar com isso é ir para a floresta e ficar sozinha mantendo-se o mais distante possível, porque há muitas desordens em sua vida diária.

Mas, claro, logo no início acontece a Turnê da Vitória, e isso significa que ela vai ter que ir em cada distrito e olhar para cada família dos jovens que foram mortos. Alguns deles, de alguns distritos, como o Distrito 1, ela matou os dois tributos. Ela matou Marvel e Glimmer. Então, há esse pesadelo prestes a acontecer. E, depois, tudo se tornará mais terrível, quando Snow fizer uma visita para ameaçá-la, de modo que ela fica completamente destruída no início.

Eu tenho uma filha de 3 anos que é obcecada por O Pequeno Urso, e eu sempre acho engraçado que você tenha escrito tanto ele quanto Jogos Vorazes. Onde esta a relação entre a Suzanne Collins que escreveu O Pequeno Urso e a doce Suzanne Collins que escreveu os livros Jogos Vorazes:
SC:
Todos os elementos da escrita são os mesmos. Você só precisa contar uma boa história. Mesmo que a história dos ursinhos fosse de apenas 7 minutos e meio, eu queria que fosse uma história bem estruturada. É preciso ter bons personagens. É preciso ter uma história convincente que atinja o público. Todos os elementos são os mesmos. Você só esta escrevendo uma história diferente, e às vezes você muda um pouco, porque as preocupações com a faixa etária para a qual você esta escrevendo é diferente. As pessoas acham que há uma drástica mudança entre escrever O Pequeno Urso e Jogos Vorazes, e como escritora, para mim, não há.

Meus dois personagens favoritos da saga fazem sua estreia no segundo filme, Finnick e Johanna. Fale um pouco sobre eles, eles são tão complexos, eles estão entre os indescritivelmente terríveis e incrivelmente atraentes.
SC:
 Eles são dois dos meus personagens favoritos também.  Finnick e Johanna são dois vitoriosos. Eles não só passaram pelos horrores dos Jogos Vorazes, como deixaram esse lado da vida, que era pra ser de luxo e prazeres pelo resto de suas vidas, e descobriram que não existia nada disso. Eles foram forçados a se prostituir pela Capital. Se eles tentassem resistir de alguma forma, eram punidos com seus entes queridos sendo mortos ou torturados. Então, eles são bem desenvolvidos por conta de tudo que passaram na Capital, são tudo o que Katniss jamais viu. Mas claro que por baixo - eles são o tipo de personagens cebola, quando mais você descasca as camadas, mais você descobre sobre coisas que eles experimentaram. Haymitch é outro -  todos os tributos são vencedores, de fato.

Como foi o processo de escolha do elenco? Como você encontrou seu Finnick e Johanna?
FL:
 Olhamos várias pessoas que serviriam para ambos. Foi um processo bem complicado, mas Sam, que interpreta Finnick - foi uma das primeiras pessoas que eu vi. E nós continuamos vendo mais e mais pessoas, e eu acabei escolhendo Sam no final, mais pelo que sabíamos sobre Finnick conforme a história vai avançando, e não só pelo que descobrimos sobre ele em sua primeira cena. Sam consegue ser muito charmoso e muito sedutor, ele é bonito e esta em boa forma, então eu sabia que ele podia fazer isso. Mas o que eu realmente gostei foi de seu lado emocional.

Eles tinham que ler duas cenas?
FL: Exatamente. Então eu vi várias garotas que poderiam ser Johanna, e várias delas estavam simplesmente entrando e sendo mal-intencionadas. E elas não me convenceram. Johanna é, ou se sente um pouco desequilibrada e imprevisível. Então você não poderia atuar apenas de uma forma; você meio que tinha que ser simplesmente ela. Eu sabia que Jena Malone estava chegando e eu já havia visto alguns de seus trabalhos anteriores, embora eu nunca tivesse a conhecido. Ela entrou na sala em sua personagem. Seus olhos estavam vermelhos - quero dizer, ela me intimidou quando entrou na sala. Depois, ela fez as cenas e foi inacreditável. Ela conseguiu interpretar a personagem de uma forma que ninguém mais conseguiu chegar nem perto. E depois disso, ela conseguiu o papel rapidamente.

Suzanne, você trabalhou no roteiro e viu alguns audições do elenco. Você ficava no set?
SC: Eu visitei o set, eu sinto que visitar e ir assistir as gravações não é bem um trabalho. É tipo, você chega no set e todos tem um emprego, menos você. Eu me sinto confortável com tudo o que esta acontecendo nos jogos e eu estando lá ou não, será bom.

Havaí, certo? Deve ter sido tentador.
FL:
Tentamos levá-la até lá.
SC: Eu fico com intoxicação por causa do sol em três segundos.
Fonte: Time - Tradução: Equipe JLBR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário