Image Map

Link List

EW: PORQUE JOGOS VORAZES NÃO FOI NOMEADO AO OSCAR?



O site da Entertainment Weekly publicou uma matéria onde critica o fato do Oscar sempre ignorar grandes produções cinematográficas, pelo fato delas serem dedicadas ao publico adolescente. A matéria traz como principal filme Jogos Vorazes e vocês podem conferir a tradução abaixo:
Quase todos os anos, filmes brilhantes são completamente ignorados pelo Oscar. Rastros de Ódio, Feitiço do Tempo, A Força do Amor, King Kong, 007 - Cassino Royale, A marca da maldade, Clube dos Pilantras, Caminhos Perigosos, O Grande Lebowski - a Acadêmia tem uma longa história de comédias, filmes de ação, filmes de terror, filmes estrangeiros e documentários que não são sobre a segunda guerra mundial. Este ano, vamos dar uma olhada em filmes que eram muito pequenos, muito estranhos, ou talvez simplesmente incríveis demais para o Oscar. Estes são os filmes que não foram nomeados.

O Filme: Jogos Vorazes. Este filme adolescente de ação e aventura - com base no livro da trilogia de mesmo nome - tem lugar em uma nação pós-apocalíptica chamada Panem, uma distopia que obriga 12 jovens infelizes a participarem de uma luta anual até a morte chamada, Jogos Vorazes. No entanto, essa competição de longa duração sofre alterações quando o ardente espírito de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) entra na arena e inspira uma revolução. Ah, e há um triângulo amoro lá, também.

Porque ele não foi nomeado: Adaptações para jovens nunca foram bem sucedidas no Oscar. (Este ano, há três adaptações*livros na corrida para ganhar como Melhor Filme: Os Miseráveis, O Lado Bom da Vida e As Aventuras de Pi). Um exemplo disso, é o fato da Academia sempre deixar de lado Harry Potter, filme que nunca conseguiu nomeações em categorias não-técnicas e nunca ganhou qualquer prêmio em qualquer categoria. Apesar disso, o filme vem quebrando recordes impressionantes de bilheterias e recebendo vários elogios da crítica ao longo de uma década inteira de filmes.

Então, Jogos Vorazes também aborda temas adultos - propaganda do governo, morte - infelizmente sua origem faz com que o filme seja intitulado como 'filme para adolescentes', que, como dito anteriormente é como um beijo da morte para o Oscar. E considerando o desprezo de Harry Potter, é quase seguro afirmar que Jogos Vorazes nunca vai ter uma chance.

Mas o que dizer das categorias dos atores? O fracasso da Academia em reconhecer o talentosíssimo elenco do filme é ainda mais frustante considerando que Woody Harrelson, que interpretou o mentor bêbado, Haymitch, tenha sido nomeado duas vezes ao Oscar e a estrela Lawrence que já foi nomeada antes (por seu papel em Inverno da Alma, em 2010) é uma das nomeadas deste ano por sua atuação em O Lado Bom da Vida. Talvez eles analisem isso pensando no fato do público do filme ser em grande parte de jovens. Se este for o caso, é realmente triste.

Por que a história vai ser lembrada melhor do que Amour: Simplesmente, porque há pelo menos dois (provavelmente três) filmes altamente-antecipados para a série. E com os impressionantes números do primeiro filme nas bilheterias, esta franquia esta a caminho de se tornar uma das maiores bilheterias de todos os tempos.

Garantir o sucesso da série é um dos objetos dos fãs de Jogos Vorazes. Assim como Harry Potter, Crepúsculo, O Senhos dos Anéis e Guerra nas Estrelas, os apaixonados fãs já transformaram o filme em um simples fenômeno.

Além disso, é difícil ignorar que a franquia é dirigida por uma atriz cujo profissionalismo parece crescer a cada ano que se passa. Para os padrões de Hollywood, Lawrence é a solução perfeita - uma atriz que pode trazer tanto a aclamação da crítica quanto o sucesso das bilheterias. Com Oscar ou não, com o poder de Lawrence - e a febre de Jogos Vorazes - não veremos essa franquia desmoronar nem tão cedo.